DRAGAGEM::
Início da dragagem é momento histórico no Porto de Santos
Primeiro trecho começou no dia 21 de fevereiro
Marcando um novo momento histórico para o Porto de Santos, a draga chinesa Hang Jun 5001 partiu, pontualmente, às 9 horas do dia 21 de fevereiro deste ano, do Armazém 12, para iniciar o trabalho de aprofundamento do canal de navegação do porto santista, de cerca de 13 metros, em maré cheia, para 15 metros. A expectativa é que o primeiro trecho, que se estende da entrada do Canal da Barra ao Entreposto de Pesca, na Ponta da Praia, seja concluído dentro de até 75 dias.Orçada em R$ 199,5 milhões, a operação começou em um domingo ensolarado, sob os olhos ansiosos de representantes da Secretaria de Portos (SEP), Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e Consórcio Draga Brasil, responsáveis pelo serviço. Por volta das 10 horas, já fundeada no chamado trecho 1 da dragagem, na Barra de Santos, a embarcação iniciou a submersão dos longos braços laterais. Porém, só às 10h15, quando os primeiros sedimentos foram lançados na cisterna, localizada no interior da draga, as autoridades a bordo comemoraram com um abraço e um grito de desabafo: “começou”.
O gesto de alívio, protagonizado pelo subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Fabrizio Pierdomenico, junto com o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da CODESP, Paulino Moreira Vicente, e o gerente do contrato do Consórcio Draga Brasil, Hailton Siqueira, tem sua razão.
Antigo projeto do Porto de Santos, a dragagem de aprofundamento só pôde começar após a superação de grandes desafios, sendo o maior deles a questão ambiental. “Desde a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (Eia-Rima), concluído há quatro anos, foram inúmeras reuniões em Brasília, São Paulo e Santos, entre a SEP, CODESP, Ibama, Cetesb, Ministério Público, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e outros órgãos”, recordou o diretor de Infraestrutura da CODESP.
Conforme Paulino, essas reuniões foram necessárias para mostrar que seria possível executar a dragagem preservando a natureza. “Com isso, o Porto de Santos se tornou um dos mais bem detalhados cientificamente, garantindo que todo o serviço seja feito com o cuidado necessário”, informou o diretor da CODESP, comentando que foram elaborados 25 programas básicos ambientais, dos quais 16 deflagrados antes do início das operações pela draga Hang Jun 5001.
“A CODESP está investindo R$ 18 milhões em gerenciamento ambiental para cumprir a legislação em vigor e tranquilizar a comunidade. Haverá um acompanhamento em tempo real das obras por diversos órgãos”, acrescentou o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP.
Meta da obra
Paulino assegurou que o trecho inicial, entre o Canal da Barra e o Terminal de Pesca, que abrange a retirada de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos, deve ser concluído em 75 dias. “O trabalho começa hoje (21 de fevereiro) com a draga Hang Jun e, em 1º de março, deve chegar uma draga ainda maior”, completou, referindo-se à embarcação Xin Hai Hu, com capacidade para transportar 13.500 metros cúbicos de sedimentos.
Matéria elaborada em: 21/02/2010