DRAGAGEM::
Entenda o porquê do empreendimento
Dragagem visa tornar Porto mais competitivo mundialmente
A dragagem de aprofundamento visa expandir a capacidade operacional do Porto de Santos e, dessa forma, aumentar a competitividade mundial do complexo. Para isso, o calado (espaço que o navio ocupa dentro d’água) do canal passará dos, em média, 13 metros de profundidade atuais para 15 metros. A largura da passagem, por sua vez, sofrerá alargamento de 70 metros. Os 150 metros de hoje serão expandidos para 220. As obras começaram no dia 21 de fevereiro e estão previstas para terminar em 18 meses.O programa da dragagem ainda inclui a remoção das rochas Teffé e Itapema, situadas, respectivamente, na direção do Armazém 25, na margem santista, e do Armazém 12, do lado do Guarujá. Três tubulações desativadas do leito marinho, localizadas entre as Ilhas de Barnabé e do Saboó, também serão retiradas.
Tais mudanças irão melhorar a navegabilidade do Porto e permitir com que navios maiores, como o Post-Panamax*, possam transitar por toda a extensão. Além disso, o trajeto também poderá ser percorrido em mão dupla por embarcações menores. Atualmente, a movimentação de contêineres do Porto é de 5,5 mil teu (unidade equivalente a contêineres de 20 pés), mas esse número chegará a 9 mil teu quando as obras forem concluídas.
Responsável pela execução do projeto, a concessionária DragaBrasil utiliza duas dragas hidráulicas, do tipo Hopper, para a remoção de material do fundo do canal. De origem chinesa, a Hang Jun 5001 tem capacidade para 5000 metros cúbicos de sedimentos e a Xin Hai Hu para 13.500.
As dragas hidráulicas removem os sedimentos por meio de sucção. Esse material é armazenado numa cisterna própria e depois descartado na área já previamente demarcada. Ao todo, serão dragados 13,62 milhões de metros cúbicos de material. Todo esse processo é monitorado 24 horas por satélite pela Companhia dos Portos de São Paulo (CODESP), Secretaria de Portos (SEP), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA).
As obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Santos foram divididas em partes. O Trecho 1, que vai da entrada do canal da Barra até o Entreposto de Pesca, começou a ser dragado em 21 de fevereiro e a previsão é de 75 dias para conclusão. O Trecho 2 vai do Entreposto de Pesca até a Torre Grande, o Trecho 3 vai da Capitania dos Portos e a Torre Grande, e o Trecho 4 fica entre a Torre Grande e Alemoa.
* Possui 280 metros de comprimento, 42,8 metros de largura e calado de até 13,5 metros. Com calado de até 13,5 metros e capacidade de transporte para 70 mil TPB (Toneladas de Porte Bruto)
Matéria elaborada em: 16/03/2010