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DRAGAGEM::

CODESP apresenta processo de dragagem para secretários

Encontro serviu para mostrar os cuidados ambientais adotados

Com o objetivo de demonstrar o cuidado ambiental que envolve a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação do Porto de Santos e fornecer elementos que assegurem que o empreendimento não traz impacto para as praias da região, foi realizada reunião com autoridades dos municípios de Santos e Guarujá, no dia 15 de abril, na sede da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).
Durante a apresentação dos projetos ambientais previstos no processo de licenciamento do aprofundamento do canal de navegação, o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da empresa, Paulino Moreira da Silva Vicente, frisou que o empreendimento está cercado de todos os cuidados para evitar impactos ambientais à região. Ressaltou, ainda, que a dragagem começou somente no dia 21 de fevereiro, após o início do desenvolvimento dos 24 Programas Ambientais, coordenados pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA) e fiscalizados pela CODESP.
Após o detalhamento dos Programas e do monitoramento dos serviços de dragagem via satélite, em tempo real, o Secretário do Meio Ambiente de Guarujá, Élio Lopes dos Santos, falou sobre as preocupações manifestadas por moradores do Município, com relação a “impactos que poderiam estar sendo gerados pela obra”. Eles alegam que a areia das praias do Guarujá vêm escurecendo.
Primeiros resultados
O Secretário de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos e presidente do Conselho de Autoridade Portuária – CAP de Santos, Sérgio Aquino, informou que o Secretário do Meio Ambiente de Santos, Fábio Alexandre de Araújo, tem acompanhado esse problema nas praias. “Coletamos amostras e as enviamos para análises laboratoriais. Os primeiros resultados atestam que o fato não está relacionado à dragagem do porto”.
Aquino, após enaltecer a credibilidade da CODESP no trato das questões ambientais dentro do Porto, solicitou ao Secretário Elio Lopes para encaminhar os problemas relatados ao CAP, onde serão tratados com a devida atenção e responsabilidade.
Para dar maior tranquilidade à população de Guarujá, Paulino Moreira determinou a inclusão de outras praias do Município no Programa de Monitoramento Praial e a coleta de amostras de areia para análise, propondo-se a divulgar os resultados assim que estiverem concluídos.
Participaram, também, do encontro o representante da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), Antonio Maurício, o Secretário de Planejamento de Santos, Bechara Neves, integrantes do corpo gerencial da CODESP e as equipes técnicas dos Programas de Monitoramento.
Finalidade da obra
A obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Navegação do Porto de Santos tem a finalidade de ampliar dos atuais 12 a 14 metros de profundidade para 15 metros e de alargar o canal de navegação de 150 para 220 metros. Com isso será possível a entrada e saída simultânea de navios de até 9 mil TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés). Atualmente a navegabilidade no canal é feita em mão única e por cargueiros com até 5,5 mil TEU.
Fazem parte, ainda, desse projeto a retirada do navio Ais Giorgis, afundado no local há cerca de três décadas, e a derrocagem das rochas Teffé e Itapema, localizadas na direção do Armazém 25, no lado de Santos e, do Armazém 12, na margem do Guarujá. A previsão é retirar do canal de navegação cerca de 13,62 milhões de metros cúbicos de sedimentos.
A obra, coordenada pela CODESP, é realizada pelo Consórcio DragaBrasil (formado pelas empresas EIT – Empresa Industrial Técnica, DTA Engenharia, Equipav Pavimentação e Comércio e Chec Dredging) e terá custo de R$ 199,5 milhões. Esse montante, repassado pela SEP, faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND), mantido com verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.



Matéria elaborada em: 15/04/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM