Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

Programa objetiva implantar reciclagem de óleo

Pesquisa vai conhecer o destino atual do fluído lubrificante das embarcações

Visando implantar um programa de reciclagem do óleo lubrificante utilizado nas embarcações e repassá-lo por um preço até 50% menor que o habitual, o Programa de Monitoramento de Manchas Órfãs aplica questionários em pescadores e marinheiros da região. O objetivo da pesquisa é reconhecer os pontos emissores; qual o tipo de fluído e onde é feito o descarte do óleo queimado.

O consultor José Maurício La Fuente, explica que o lubrificante é um dos únicos derivados de petróleo que não se perde no uso. “Ele apenas fica sujo, com partículas e resíduos da combustão. Mesmo assim, pode ser redestilado até sete vezes”, diz.

La Fuente conta que, a partir da respostas obtidas nos mais de 40 questionários já aplicados, pôde-se perceber que os pescadores têm consciência de que o óleo já utilizado é poluente e, portanto, não deve ser despejado no mar. “Por outro lado, essas pessoas não sabem para onde levar o lubrificante”, aponta. Na região, existem dois postos de coleta: um no Terminal de Pesca de Santos e outro no Rio do Meio.

Durante a pesquisa, foram recebidas sugestões a respeito do melhor lugar para a implantação de um novo posto de coleta do lubrificante. Paralelamente a isso, estão sendo firmadas parcerias com instituições promotoras de reciclagem de óleo lubrificante, como a Lubrasil. O óleo usado é comprado pelos refinadores, desestimulando o seu despejo nas redes de esgotos. Vale ressaltar que o óleo reciclado tem a mesma qualidade e desempenho que o lubrificante normal.

Matéria produzida em: 3/05/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM