Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PATRIMÔNIO::

Destroços de navio encontrados não inviabilizam obra de dragagem

Os vestígios do vapor espanhol estão a 25 metros de profundidade no canal

Destroços do vapor Vernia, encontrados próximo à margem esquerda do canal de navegação, na direção dos píeres da Marinha e da Praticagem, na Ponta da Praia, não vão inviabilizar as obras de Dragagem de Aprofundamento do Porto de Santos. Naufragado em 1957, o navio espanhol se encontra a 25 metros de profundidade e fora da área de influência direta do empreendimento. Na manhã do dia 12 de maio, a empresa Documento Patrimônio Cultural executou a identificação e caracterização das estruturas metálicas. Colaboraram com a ação, por meio de testes geofísicos, mergulhadores profissionais.

Coordenadora do Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural, a professora doutora Erika Robrhan-Gonzaléz conta que as pesquisas para a realização do empreendimento já estão sendo realizadas há cinco meses. Foi feita uma série de levantamentos prévios para a verificação de sítios arqueológicos, tanto por meio de entrevistas com a comunidade, como por sonda de varredura do fundo oceânico. “A embarcação encontrada estava dentro da dinâmica da obra. Os pontos haviam sido identificados anteriormente, por isso, o mergulho de hoje (12 de maio)”, explica. Ela destaca que os vestígios encontrados serão caracterizados e, a partir disso, serão definidos os procedimentos necessários para sua preservação.

“A localização da embarcação não atrapalha a obra, não está na área de influência direta. Agora, serão desenvolvidos estudos que vão estabelecer as medidas mitigatórias e de monitoramento para a preservação do navio”. A afirmação é do coordenador de pesquisa e licenciamento arqueológico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Rogério José Dias, que também acompanhou o mergulho. Ele atenta, ainda, para a importância histórica da descoberta. “A ação é a valorização do nosso patrimônio cultural”.

Dias destaca que o projeto de Dragagem de Aprofundamento do Porto de Santos é um empreendimento importante para o País e que os materiais encontrados não inviabilizam a obra.

Matéria produzida em: 13/05/10

Publicado por: DA REPORTAGEM