Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

Pesquisadores do IP informam moradores da Ilha Diana sobre Programa de Apoio

Durante o encontro foi explicado o trabalho desenvolvido para ajudar o pescador

Moradores da Ilha Diana participaram, na noite do dia 12 de maio, da reunião para a apresentação do Programa de Apoio à Comunidade da Pesca, desenvolvida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA), que integra o conjunto de Programas Ambientais da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos.

Durante o encontro, o consultor Lúcio Fagundes falou sobre os subprogramas que estão em desenvolvimento e a importância da participação no Censo que começou a ser realizado na Ilha, mas teve pouca adesão dos pescadores. Segundo ele, o censo aliado ao Monitoramento da Captura Pesqueira que também será executado, vai ajudar os pescadores a conseguirem alguns benefícios, como comprovação de renda e renovação da carteira de pescador.

Fagundes também informou que o subprograma de Gestão Participativa, atualmente sendo analisado pelo Departamento Jurídico da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), vai servir para cuidar das compensações aos pescadores de possíveis prejuízos provenientes da obra de dragagem. Outro subprograma citado foi o de Monitoramento das Comunidades Demersal e Pelágicas que servirá para o acompanhamento dentro do estuário e na área de deposição durante todo o processo de dragagem.

Ilha Diana

Localizada na área continental do município de Santos, a Ilha Diana abriga 52 famílias, a maioria de pescadores. Inclusive as mulheres, que são responsáveis pela pesca, por encomenda, de marisco e caranguejo. Uma pequena capela abriga a imagem de Bom Jesus de Iguape, padroeiro da Ilha, devido aos primeiros moradores, oriundos da desocupação da Base Aérea, serem naturais de Iguape.


Matéria elaborada em: 13/05/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM