Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

PBAs são apresentados em reunião das Câmaras Técnicas da APA Marinha

Conselheiros conheceram detalhes dos programas desempanhados pela UniSantos

Os Programas Ambientais, desenvolvidos pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) na Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos foram apresentados aos integrantes das Câmaras Técnicas da Área de Proteção Ambiental Marinha (APAM), no dia 20 de maio, nas instalações do Instituto de Pesca. O encontro serviu para informar como estão sendo realizadas as ações para a preservação do meio ambiente.

A consultora Ana Maria Marins, do Programa de Conscientização Ambiental da População Envolvida na Obra da Dragagem explicou que o trabalho está sendo desenvolvido em Conceiçãozinha, Santa Cruz dos Navegantes, Ilha Diana, Sítio Cachoeira, Rio do Meio, Perequê e Ponta da Praia. Nessas áreas, além da identificação de possibilidades para o desenvolvimento sócioeconômico, serão realizadas ações com a finalidade de contribuir para compreensão da obra de dragagem, o significado do desenvolvimento da região, riscos e ações mitigadoras que vem junto com o empreendimento.

Para apresentar o Programa de Comunicação Social, os consultores Marcelo Di Renzo e Bernardete Sarmento falaram sobre o site (www.dragagemdoportodesantos.com.br), onde são publicadas todas as informações da obra. Além disso, apresentaram as outras peças que estão em desenvolvimento, como banners, folder, boletim informativo e anúncios em rádio, tv e jornal. Foi comunicada, também, a realização de um evento para a apresentação dos resultados da obra.

O Programa Manchas Órfãs, que tem a finalidade de conscientizar as comunidades de pesca sobre os descartes inadequados e reciclagem auto sustentada do óleo lubrificante usado, foi apresentado pelo consultor José Maurício La Fuente.

APA Marinha

A APA Marinha conta com um conselho formado por 44 entidades (órgãos públicos e sociedade civil) e tem a finalidade de fiscalizar e fazer o uso sustentável de várias áreas. A entidade é formada por Câmaras Técnicas de Educação e Comunicação, de Pesca, de Ordenamento Náutico e de Planejamento e Pesquisa.

No Litoral de São Paulo, são três APAs: Litoral Sul, que abrange Cananéia e Ilha Comprida; Centro que cuida das áreas de Peruíbe até Bertioga; e Litoral Norte para os municípios de São Sebastião, Ilha Bela e Caraguatatuba.


Matéria elaborada em: 21/05/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM