Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Dragagem promoverá desenvolvimento econômico e social da região

A opinião é do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa

A dragagem do Porto de Santos vai garantir a modernização e maior competitividade ao cais santista, o que trará inúmeros benefícios para a região metropolitana da Baixada Santista. Entre eles, destaca o prefeito do município, João Paulo Tavares Papa, é o “desenvolvimento econômico e social de toda a região metropolitana da Baixada Santista”.

"A dragagem, continua Papa, incentiva a implementação de novos terminais e a atração de atividades direta e indiretamente ligadas ao porto, o que significa mais investimentos no município, mais postos de trabalho, maior circulação de recursos e aumento da receita”.

Para absorver esses resultados, a administração municipal vem se preparando desde 2005. O primeiro investimento foi a capacitação do próprio governo para tratar das questões relacionadas ao porto e a criação da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos.

“A partir de então, o orçamento municipal passou a dirigir recursos para a estrutura técnica dessa pasta, que tem gerado resultados no processo de integração cidade-porto”, explica o prefeito.

“Outra providência, completa o prefeito, foi a implementação do programa de reurbanização do Distrito da Alemoa, onde se localizam grandes e estratégicos terminais retroportuários, e que começa a receber um novo terminal onde antes existia um aterro sanitário”.

Com relação ao aumento do número de empregos com o desenvolvimento portuário, a Prefeitura espera enfrentar um grande desafio, já que precisa garantir à população qualidade de vida, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Para tanto, vem desenvolvendo projetos adequados à futura realidade portuária. Um deles é o “programa de revitalização Porto Valongo Santos, que transformará uma área abandonada há no mínimo 20 anos, num complexo turístico, náutico e cultural de nível internacional”, informa o prefeito.

A Prefeitura implementa, também, em parceria com o Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e a CODESP, a promoção de treinamento e capacitação dos profissionais que atuam ou pretendem atuar no porto e no desenvolvimento portuário.

“O Cenep (Centro de Treinamento) resgata uma dívida social com o trabalhador e uma falha na aplicação da lei de modernização portuária, de 1993. Afinal, qualificação profissional e tecnologia são essenciais para o acesso da população aos postos de trabalho e ao desenvolvimento sustentável”, complementa João Paulo Tavares Papa.

Acompanhamento da Obra

Mas não é só com o resultado da obra que a administração municipal se preocupa. Existe um acompanhamento constante dos Programas de Monitoramento Ambiental desenvolvido pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

“A Prefeitura, por meio das secretarias de Assuntos Portuários e Marítimos e de Meio Ambiente e das demais pastas que compõem a Câmara Intersetorial de Desenvolvimento Portuário, participa de todos os estudos e definições relacionados ao programa de dragagem”, explica o prefeito.

“Após negociação com a CODESP, o governo municipal passou a ter acesso ao sistema de monitoramento e rastreamento via satélite da operação e do trajeto da dragagem. Tal providência permite o pleno acompanhamento da intervenção, e possibilita a prevenção e correção de eventuais desajustes na questão ambiental”, completa.


Matéria elaborada em: 22/06/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM