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BRASIL::

Termag aposta na continuidade de liderança do Porto

Diretor acredita que a agilidade na movimentação de cargas vai reduzir os custos

“O alargamento e aprofundamento do canal do porto de Santos, bem como o aprofundamento dos berços de atracação, são fundamentais para que o principal corredor de importação e exportação brasileiro mantenha sua posição de liderança”. Desta forma, o diretor superintendente do Terminal Marítimo do Guarujá (Termag), Italino Staniscia, se manifestou com relação ao empreendimento que vem sendo conduzido pela Secretaria de Portos e Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP).

De acordo com Staniscia, a entrada e saída de embarcações de forma simultânea vai permitir que as manobras sejam realizadas 24 horas por dia. “Com isso, os navios escalarão no porto com mais rapidez, aumentando sua capacidade de atendimento e reduzindo custos do transporte marítimo”, enfatiza. Assim, “o Termag terá condições de receber navios maiores, bem como de aumentar a rotatividade de seu berço, o que significa menores fretes para os importadores”.

Por conta do aperfeiçoamento das condições de navegabilidade no canal de Santos, a empresa espera tornar-se mais competitiva e atrair cargas adicionais, movimentadas atualmente por outros portos. Em conseqüência, “postos de trabalho poderão ser criados”, prevê Staniscia.

Atentos à obra de dragagem de aprofundamento, a diretoria do Termag também acompanha o monitoramento ambiental realizado para o empreendimento. Além de participar do Comitê Operacional da CODESP, toma conhecimento das ações nas reuniões do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), onde o tema é amplamente discutido.

O Terminal

O Terminal Marítimo do Guarujá é um consórcio liderado pela América Latina Logística (ALL), com participação da Fertimport e Bunge Fertilizantes e está instalado no município do Guarujá, margem esquerda do canal de acesso ao Porto de Santos.
Conforme Italino Staniscia, o Termag foi projetado e construído em conformidade com as melhores técnicas. “Foram adquiridos os equipamentos mais adequados e sua equipe de trabalho é altamente qualificada, com treinamentos específicos e continuados e processos operacionais muito bem descritos”.

“O terminal - prossegue o diretor superintendente - está amplamente automatizado, operacional e administrativamente, sob controle do ERP My-SAP. Está, ainda, certificado com a ISO 9001 e recomendado pela ABS-QE para receber as certificações ISO 14001 e OHSAS 18001. Além disso, realizamos permanentemente, trabalhos de monitoramento e aperfeiçoamento das condições ambientes de operação”.

Matéria elaborada em: 23/09/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM