Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Equipe de técnicos monitora a qualidade da água durante a operação das dragas

A Codesp mantém um programa de monitoramento ambiental que avalia as possíveis alterações na qualidade da água encontrada nas adjacências da operação das dragas, principalmente em decorrência da ressuspensão dos sedimentos, provocada pelo overflow (extravasamento de água durante o processo).

Metodologia

Uma equipe de técnicos da Tetra Tech, consultoria responsável pela execução do programa, recolhe as amostras de água em diversos pontos próximos da operação das dragas. A coleta é realizada com o auxílio de uma garrafa de Van Dorn e amostras são submetidas aos seguintes testes:

  • As análises físico-químicas in situ verificam pH, condutividade, salinidade, ORP, temperatura, concentração e porcentagem de saturação de oxigênio dissolvido na água.
  • As análises químicas, realizadas em laboratório, avaliam parâmetros associados à caracterização química; parâmetros indicativos da presença de sedimentos na coluna d'água e parâmetros que podem refletir em modificações no habitat ou comportamento dos organismos aquáticos, caso haja liberação de nutrientes em função da dragagem.
  • As amostras de água são submetidas a ensaios de ecotoxicidade, nos quais uma quantidade conhecida de organismos é exposta ao agente estressante por períodos de tempo e, posteriormente, os efeitos são avaliados quanto à sobrevivência ou mortalidade dos organismos, bem como efeitos comportamentais, morfológicos e fisiológicos.

A partir dos resultar obtidos, é possível concluir que há rápida decantação dos sedimentos; as alterações observadas na qualidade da água são pontuais, sem tendências claras de aumento ou diminuição após o início da dragagem, com concentrações similares às dos pontos controle; os resultados em desconformidade com a legislação são variáveis sanitárias, sendo similares a de outros estudos realizados na região e não tendo, portanto, relação direta com a dragagem.

Publicado por: REPORTAGEM