Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

A importância do monitoramento para a tomada de decisão

Os programas de monitoramento que compreendem o Plano Básico Ambiental da Dragagem (PBA) garantem antecipação, objetividade e eficiência na tomada de decisões relativas às obras de dragagem da Codesp.

Por meio dos resultados obtidos, a Autoridade Portuária garante a adoção de medidas que minimizem ou impeçam a ocorrência dos possíveis impactos ambientais. Porém, é necessário conhecimento prévio dos problemas associados à instalação e desenvolvimento do projeto, além de avaliação, planejamento e emprego adequado de metodologias.

Constantemente, a Codesp realiza coletas de amostras para análises in loco e laboratoriais. A periodicidade das coletas varia de acordo com o objetivo do monitoramento e com os objetos de testes (água, sedimento, pescado, etc), que são definidos pelo IBAMA por meio das Licenças Ambientais, que preveem e descrevem os programas ambientais a serem implantados em cada empreendimento.

Embora não tenham sido identificados impactos ambientais significativos nos últimos anos, os resultados obtidos nos monitoramentos ambientais da Codesp permitem que as equipes de gestão ambiental das obras se antecipem e estabeleçam mecanismos de mitigação com oportunidade e eficiência.

Publicado por: CODESP