Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Programa de Monitoramento da Qualidade das Águas da região do Porto de Santos

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água do Porto de Santos visa acompanhar periodicamente o impacto das atividades portuárias na qualidade da água do canal do porto e no seu entorno.

Além da dragagem, que suspende os sedimentos finos, o turbilhonamento da água causado pelas hélices das embarcações afeta a coluna d’água. Outros fatores potencialmente impactantes também contribuem para a degradação da qualidade da água na região, tais como: emissários de esgotos e efluentes, ocupações irregulares, canais que deságuam no estuário, afluxo de turistas no verão, a atividade industrial de Cubatão, dentre outras. Esse monitoramento auxilia na compreensão de como as diversas fontes potenciais de poluição afetam a qualidade da água.

As amostras de água são coletadas em 16 pontos ao longo do canal de navegação do Porto de Santos. Em cada ponto, são coletadas amostras em superfície, meio e fundo da coluna d’água, com o auxílio de uma garrafa Van Dorn de 5 litros de capacidade. Após a coleta, são realizadas medições físico-químicas in situ em, posteriormente, análises químicas em laboratório.

Publicado por: CODESP