Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

PEA participa de curso de formação de gestores em economia solidária

A equipe do Programa de Educação Ambiental das obras de dragagem do Porto de Santos e membros da REDE Santa Cruz dos Navegantes, projeto comunitário apoiado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), participaram do II Curso de Formação de Gestores em Economia Solidária, promovido pela Câmara Temática de Agropecuária, Pesca e Economia Solidária (Ctapes) do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e demais órgãos.

O curso é resultado da iniciativa de uma rede de profissionais que se articulam para fortalecer associações, cooperativas e grupos informais que comercializam, produzem ou prestam serviços de forma coletiva. As aulas aconteceram entre os dias 23 de novembro e 14 de dezembro, no município de São Vicente. O objetivo do curso é formar gestores para fortalecer a economia solidária nos municípios e, consequentemente, na região.

Nos encontros, foram abordados temas como: o histórico da economia solidária, a formação econômica do Brasil, associativismo e cooperativismo, relações interpessoais, organização contábil, elaboração de projetos e captação de recursos, turismo de base comunitária, metodologia participativa, organização de cooperativas de coleta de resíduos sólidos, economia indígena, segurança alimentar, desenvolvimento local, mídias comunitárias, além de conceitos de raça e gênero.

O conteúdo do curso possibilitou o desenvolvimento de uma visão crítica e transformadora sobre as relações econômicas, incentivando os participantes a desenvolverem projetos inovadores.

Publicado por: REPORTAGEM