Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Festival de Sustentabilidade encerra implantação do Projeto Rio do Peixe

No dia 25 de outubro, o Programa de Educação Ambiental da Santos Port Authority (SPA) realizou o encerramento da fase de implantação do Projeto Rio do Peixe com um grande evento que reuniu a comunidade na Escola Pastor Jaconias, no Perequê, Guarujá.

O 1º Festival Jaconews de Sustentabilidade ofereceu oficinas temáticas que ensinaram desde como fazer compostagem com restos de alimentos até maneiras alternativas de uso da água. Além disso, contou com atrações de dança, música, mostra de filmes e feira de troca.

“A importância do Programa de Educação Ambiental da SPA está na aproximação do Porto de Santos da comunidade e vice-versa, garantindo o desenvolvimento econômico, social e ambiental em equilíbrio e para o benefício de todos“, avaliou Márcia Jovito, assessora da presidência da SPA.

A Escola Pastor Jaconias foi escolhida para sediar o projeto no Perequê por ser um ponto de referência para os moradores, que já realizavam mutirões de limpeza no Rio do Peixe com o apoio da escola quando a SPA chegou à comunidade para implantar o Programa de Educação Ambiental (PEA). Segundo Ana Marins, coordenadora do PEA, “faltava atibuir atribuir significado e compreensão de que era necessário politizar a ação de limpeza do rio por meio de atividades de educação ambiental.” Assim, foram realizadas palestras e oficinas que deram origem à web rádio “Jaconews”, que batiza o festival de encerramento.

Outro legado do projeto Rio do Peixe foi a construção coletiva do plano comunitário de gestão de resíduos, que trouxe a compreensão do que são os resíduos e quais são as destinações adequadas, bem como a necessidade de redução da geração de lixo.

“A comunidade do Perequê aceitou muito bem o PEA e todos nós aprendemos muito com esse processo. Hoje, a gente encerra o projeto, mas a temos certeza de que deixamos um legado para esta comunidade”, concluiu Ana.

Publicado por: SPA