Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

SPA monitora qualidade do sedimento retirado do canal

A SPA realiza, mensalmente, campanha de monitoramento ambiental que avaliam a qualidade do material que é retirado do canal do porto pelas dragas. A área de descarte, chamada Polígono de Disposição Oceânica (PDO), é o local que concentra os sedimentos provenientes da dragagem. As coletas das amostras para análise são realizadas no PDO, pontos adjacentes e pontos fixos de controle.

O objetivo das análises físicas, químicas e ecotoxicológicas é identificar alterações na qualidade do sedimento, subsidiar o gerenciamento ambiental das atividades de dragagem e propor a alternância do uso de áreas caso seja observada saturação do local ou riscos para o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos. A campanha mais recente foi realizada em janeiro, sendo as amostras de sedimento encaminhadas para laboratório para as análises químicas e granulométricas, e ensaios ecotoxicológicos, com vistas aos padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA Nº 454/2012.

Esse monitoramento faz parte das condicionantes das Licença de Operação Nº 1382/2017 e ocorre de forma continua. Os resultados obtidos até o momento apontam que os sedimentos analisados mantêm um padrão de qualidade dentro dos parâmetros de referência.

Publicado por: REPORTAGEM