Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA monitora avanço do mar sobre as praias

O impacto da dragagem no avanço do mar sobre a faixa de areia nas praias de Santos (José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia), Itararé (São Vicente) e Góes (Guarujá) é monitorado periodicamente pela SPA.

O monitoramento do perfil praial, como é chamado o “desenho” de cada praia, tem como objetivo é entender as dinâmicas sedimentares das praias e averiguar se as obras de dragagem influenciam essas dinâmicas, bem como identificar as áreas mais afetadas por erosão e assoreamento.

A execução dos perfis é realizada com o apoio de um aparelho DGPS, que coleta dados em um ponto fixo e conhecido durante todo o período de levantamento, e o chamado “rover”, receptor móvel que é conduzido aos pontos de interesse. O DGPS possui precisão centimétrica, ou seja, sua margem de erro é reduzida a centímetros, muito pouco se comparada à margem dos aparelhos GPS convencionais.

Desde 2010, o monitoramento é realizado mensalmente e os resultados não apontam influência significativa da dragagem nos perfis das praias monitoradas.

Publicado por: SPA