Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Nova campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos

A Santos Port authority (SPA) deu início no final do mês de maio de 2021 a uma nova campanha do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Sedimentos, vinculado à Licença de Operação nº 1382/2017, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

O prrograma em questão tem como objetivo averiguar a qualidade do sedimento a ser dragado, cuja destinação será a disposição em águas marinhas  no Polígono de Disposição Oceânica (PDO). Seu escopo engloba a caracterização físico-química e ecotoxicológica dos berços de atracação, acessos e canal de navegação do Porto Organizado. 

No total, o programa prevê a realização de coleta de sedimentos superficiais em 148 estações amostrais previamente distribuídas. os resultados das análises laboratoriais executadas são comparados com os valores orientadores previstos na Resolução Conama nº 454/2012, que estabelece as diretrizes gerais e os procedimentos referenciais para o gerenciamento do material a ser dragado em águas sob jurisdição nacional.

É importante destacar que os resultados alcançados na última campanha anual que havia sido realizada pela SPA, ocorrida em maio de 2020, apontaram que os sedimentos se apresentaram de acordo com os critérios da normativa supracitada, sendo considerados passíveis de disposição oceânica.  

Publicado por: SPA