Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza atividades do programa de espécies exóticas

A Santos Port Authority (SPA) realiza regularmente campanhas do Programa de Monitoramento de Espécies Exóticas Marinhas, uma das condicionantes da Licença de Operação do Porto Organizado de Santos (LO nº1382/2017), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Programa visa o monitoramento contínuo da biota aquática na região do estuário de Santos e, também, na área de descarte de material dragado, baseado na verificação de ocorrência de espécies exóticas a partir dos resultados obtidos para os demais programas de monitoramento que envolvem a coleta de organismos.

O programa ainda contempla campanhas bimestrais de monitoramento de espécies bioincrustantes, abrangendo quatro pontos distribuídos ao longo do canal do Porto de Santos. Além dos dados obtidos a partir dos outros programas de monitoramento executados pela SPA (dados históricos e atuais), é realizado levantamento e acompanhamento dos resultados de outros estudos que porventura tenham sido realizados na região. Eventuais registros de organismos bioinvasores são consolidados em um banco de dados. Por fim, a partir dos resultados obtidos no programa, são avaliados os riscos pertinentes à bioinvasão, sendo propostas medidas mitigatórias e preventivas quando necessário.  

Até o momento, o programa identificou 14 espécies exóticas marinhas, com o predomínio de espécies incrustantes. No entanto, destaca-se que todas as espécies registradas consistem em organismos já estabelecidos na costa brasileira.

 

Publicado por: SPA