PROGRAMAS::
SPA inicia reestruturação do centro supervisório de qualidade do ar
A Santos Port Authority (SPA) está implantando seu centro supervisório de qualidade do ar, uma importante ferramenta de fiscalização ambiental. Ele faz parte do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar da SPA, uma das condicionantes da Licença de Operação nº 1382/2017, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Para realizar os objetivos deste Programa, a SPA está empregando ferramentas para gerir e diagnosticar a qualidade do ar na área portuária. Dessa forma, para a Ação de Diagnóstico e Monitoramento da Qualidade do Ar, já foram instaladas 04 estações: 02 de monitoramento de gases (na região da Alemoa e na Ilha Barnabé) e 02 estações de monitoramento de particulados (nas regiões de Outeirinhos e Ponta da Praia). Está prevista a instalação da estação de monitoramento de vento (Macuco).
A rede de monitoramento da qualidade do ar ainda conta com um software supervisório, que permite a visualização dos dados coletados pelas estações, consultas, estatísticas, emissão de relatórios e validação de dados. Posteriormente, deverá ocorrer a instalação de novos módulos do software, de forma a possibilitar a caracterização meteorológica e modelagem de dispersão atmosférica.
Além de viabilizar o registro de emissões fora dos padrões previstos em legislação, pode-se buscar a fonte do impacto a partir da rede de câmeras de monitoramento distribuídas ao longo de todo o porto, otimizando de maneira significativa a ação da equipe de fiscalização da Autoridade Portuária.
O Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar tem o objetivo de estruturar um sistema de controle e monitoramento da qualidade do ar dentro do Porto de Santos, envolvendo procedimentos administrativos e operacionais, além do aparelhamento da área portuária, de modo a permitir um mapeamento completo e em tempo real.