Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza monitoramento de quelônios

O Subprograma de Monitoramento de Quelônios, realizado pela SPA, tem o objetivo de identificar a presença de tartarugas marinhas em pontos amostrais distribuídos ao longo do canal do Porto de Santos. O monitoramento é subdividido entre avistamento de quelônios e monitoramento dos bancos de sedimentos.

No avistamento, é realizada a observação por ponto fixo, a fim de se registrar e quantificar a ocorrência de tartarugas. Também é realizado o monitoramento dos bancos de sedimentos com o objetivo de avaliar possíveis áreas de alimentação dos quelônios. Durante os avistamentos também são avaliados aspectos ambientais, como condições climáticas, cobertura de nuvens, movimento de maré, fases da lua, temperatura,  profundidade, salinidade e presença de lixo ou embarcações.

As ações de avistamento de tartarugas marinhas são realizadas semanalmente, em períodos intercalados (matutino ou vespertino). Desde o início da atividade, em 2014, foram feitas 360 campanhas, com um total de 1.576 avistamentos. Grande parte dos indivíduos identificados pertencem à espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde), entretanto, alguns dos indivíduos não são identificados devido à distância.

Esta atividade está inserida no Programa de Monitoramento da Biota Aquática, uma das condicionantes da Licença de Operação nº 1382/2017, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Publicado por: SPA