O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

SPA realiza monitoramento de vibrações ambientais

A Santos Port Authority (SPA) realiza periodicamente campanhas do Programa de Monitoramento e  Controle de Vibrações, uma das condicionantes da Licença de Operação nº 1382/2017, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A vibração ambiental pode ser causada por fontes impulsivas (ações pontuais) ou contínuas (tráfego de veículos, obras civis, operação de equipamentos, entre outros).

Os critérios de avaliação de vibração ambiental no Porto Organizado de Santos são baseados em normas técnicas e diretrizes nacionais e internacionais, divididos entre incomodidade humana (DD CETESB 215/2007/E e ISO 2631-2:1989) e relativas à integridade de edificações (DIN 4150-3).

As campanhas do Programa de Monitoramento e  Controle de Vibrações são realizadas trimestralmente, no período diurno e noturno. São monitorados 10 pontos amostrais previamente selecionados, priorizando receptores considerados sensíveis, como residências, hospitais e creches.

As vibrações podem, além de causar incômodo aos ocupantes das edificações do entorno do Porto de Santos a longo prazo, causar danos a elementos das edificações, principalmente as que consistem em patrimônio histórico.

Com base nos resultados destas avaliações é possível priorizar ações para minimizar os impactos, como por exemplo a substituição do pavimento das vias de paralelepípedos por asfalto, como realizado no trecho entre o Valongo e o Paquetá, na Rua Antônio Prado e Xavier da Silveira, em Santos.

Publicado por: SPA



Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.