Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

CODESP doa 140 metros de trilhos à Colônia Z3

O material dará origem a novo píer de atracação para os pescadores de Guarujá

A Colônia de Pescadores Z3 – “Floriano Peixoto”, em Guarujá, recebeu, no dia 6 de outubro, 140 metros de trilhos. Para a construção de um novo píer de atracação, o material foi cedido pela CODESP, como forma de compensação ambiental à comunidade. A ação, ligada ao Plano de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, foi intermediada pelo Programa de Apoio à Comunidade Pesqueira, desenvolvido pelo Instituto de Pesca.

Presidente da Colônia, Edson dos Santos Cláudio conta que a nova ponte, que terá 20 metros de comprimento, vai servir tanto para o desembarque do pescado quanto como atracadouro das embarcações para as companhias portuárias da região. “Muitas pessoas daqui trabalham nas empresas do Porto e elas vêm buscar os funcionários”. Ele diz, ainda, que o lugar é um ponto estratégico, já que não há mais nenhum outro espaço disponível nos arredores para a construção do píer.

Anteriormente à entrega dos trilhos, o engenheiro Ricardo Rocha, da CODESP, esteve no local, no dia 30 de setembro. O profissional foi responsável por avaliar as condições do espaço e orientar sobre a obra, que será executada pela própria comunidade. Na mesma data, as colônias de pescadores Z4 (São Vicente) e Z1 (Santos) e a Capatazia Vila dos Pescadores (Cubatão) também foram visitadas e passaram pela mesma análise.

Com relação às demais melhorias na Colônia de Pescadores Z3, Cláudio afirma que futuramente as telhas dos boxes onde os pescadores guardam a tralha de pesca serão substituídas por uma laje pré-moldada. “Estamos esperando material para aumentar a cobertura do barracão também”.

Matéria elaborada em: 07/10/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM