Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Programa promove curso de inclusão digital para pescadores e familiares

A iniciativa faz parte de apoio às Comunidades de Pesca da Dragagem

Treze alunos receberam o certificado de conclusão do Curso de Inclusão Digital para Pescadores e familiares, em solenidade realizada no dia 22 de outubro, na Lan House Pró Net em Vicente de Carvalho, no Guarujá. A iniciativa atendeu a solicitação da Colônia de Pescadores Z3 e Associação Litorânea da Pesca Extrativista Classista do Estado de São Paulo (ALPESC), por intermédio do Programa de Apoio às Comunidades de Pesca, desenvolvido pelo Instituto de Pesca no acompanhamento da obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos.

Nas aulas, ministradas por Roberta Fernandes Schmidt, os alunos receberam as noções básicas do word , excel e power point, além de navegação na internet. Para alguns, como Helena Nascimento de Góes, Maura Cristiane dos Santos Bilro e Cláudio Eduardo da Silva, o curso propiciou o primeiro contato com a tecnologia.

Essa possibilidade contribuiu para traçarem planos. Helena, por exemplo, vai utilizar o que aprendeu para ajudar na atividade de vendas. Maura, que adquiriu um computador durante o curso, quer melhorar o formato de cartazes e cartas que elabora. Já Cláudio, que aproveitou para fazer o curso porque o barco que trabalha está reformando, conseguiu aprender a utilizar a tecnologia que tanto queria.

Para o presidente da Colônia Z3, Edson Santos Cláudio, o curso serviu para demonstrar que a direção da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), por intermédio do Instituto de Pesca, está cumprindo com a parceria feita para o acompanhamento da dragagem. A presidente da ALPESC, Izaura Martins, também agradeceu a empresa e ressaltou a importância de novos cursos serem promovidos em outras comunidades.

Em resposta, a gerente de Controle Ambiental da CODESP, Márcia Jovito, afirmou que com essas iniciativas a empresa consegue contribuir e tem a possibilidade de estar mais próxima dos pescadores por intermédio do Instituto de Pesca, que coordena o Programa.

Matéria elaborada em: 23/10/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM