Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Oficina de Conscientização Ambiental é realizada em Monte Cabrão

O objetivo da ação foi traçar o diagnóstico socioambiental participativo do bair

Monte Cabrão foi a primeira comunidade a receber a visita do Programa de Conscientização Ambiental da População Envolvida na Obra de Dragagem para um dia de atividades e oficinas. Desenvolvida na Escola Municipal Rural de Monte Cabrão, o objetivo da ação, que aconteceu no dia 25 de setembro, foi concluir o diagnóstico socioambiental participativo da região.

A equipe do Programa começou sua exposição, apontando a importância do trabalho de conscientização ambiental. A bióloga Ana Maria Marins, consultora da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA) frisou que as ações, direcionadas às comunidades alvo, “contribuem para a compreensão da obra de dragagem e seus reflexos”.

Por meio de dinâmicas de grupo, os participantes apontaram as características e os problemas de Monte Cabrão. A construção de uma maquete com sucata da “cidade dos sonhos” serviu para identificar as expectativas de desenvolvimento daquela comunidade. Todas as informações recolhidas vão constituir o diagnóstico socioambiental participativo do bairro santista.

O encontro contou com as presenças da diretora em exercício da escola de Monte Cabrão, Rosemary Oliveira B. Francisco, da supervisora de ensino, Carmem Maria Lourenzo, lideranças, integrantes da Associação de Melhoramentos do Bairro de Monte Cabrão e de moradores antigos do local. Ao final das atividades propostas, um almoço foi oferecido aos convidados.

Monte Cabrão

Tendo completado 100 anos no dia 23 de julho, Monte Cabrão está localizado na área continental de Santos. O bairro, que abriga cerca de 850 moradores, fica à margem do Canal de Bertioga e desenvolve sua economia a partir da pesca de mariscos e caranguejos.

Moradora de Monte Cabrão desde que nasceu, Creusa Batista trabalha na cantina da escola do bairro há 13 anos. Feliz com a vida que leva, afirma que não pretende se mudar dali.


Matéria elaborada em: 28/09/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM