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DRAGAGEM::

Santos Brasil investiu muito para operar após dragagem

Empresa adquiriu novos porteineres para receber navios maiores

Por considerar a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos de vital importância, a direção da Santos Brasil já fez vários investimentos. O diretor de operações, Caio Morel, informou que a operadora comprou “os equipamentos mais modernos para estarmos adequados a nova fase dos portos brasileiros, que vem com esse programa Nacional de Dragagem, lançado pela Secretaria de Portos e está dragando, não só o Porto de Santos, mas todos os outros portos do Brasil”.

Para ele, as obras são muito importantes porque “nada adiantaria dragar apenas um porto, porque os navios que vem para cá, frequentam os maiores portos brasileiros. Então, todos eles têm que estar na mesma frequência para que o equipamento possa ser utilizado”. Além de aumentar o cais, para redimensionar os berços, a Santos Brasil adquiriu porteineres que vão operar as embarcações maiores, que ainda não chegam aqui, porque o calado tem a restrição para 13 metros. “No momento que essa dragagem for finalizada e esses navios começarem a frequentar o nosso porto, nós vamos poder fazer a utilização do investimento que fizemos”, explica Caio Morel.

Após a concretização da dragagem, a empresa planeja ainda a compra de equipamentos do tipo RTG – operadora de empilhadeira para pátio – e fazer também algumas obras para aumentar a área de estocagem de contêineres. Para tripular todos os equipamentos, Caio Morel prevê a ampliação de postos de trabalho na empresa. “Nós passamos de nove ternos operacionais em 2009, para 11 em 2010 e vamos ampliar para 12 ternos em 2012. Então, a partir do primeiro semestre de 2011 novas vagas serão abertas”.

Otimista com o futuro do porto, o diretor de operações da Santos Brasil afirma que o aprofundamento do canal vai beneficiar principalmente os terminais de contêineres. Eles “clamavam muito esse aumento de calado para diminuir a quantidade de navios. Existe um tráfego muito grande no Porto de Santos. Então aumentando o tamanho do navio, diminui a quantidade de manobras e isso beneficia todos os usuários. As atracações serão feitas com mais brevidade”.

Caio Morel também destacou o investimento governamental na infra-estrutura para a obra. “As empresas privadas sempre acompanham. Então, a partir da criação da Secretaria de Portos (SEP), nós estamos vendo realmente as coisas acontecerem. Isso nos estimula a cada vez investir mais, em benefício do nosso comércio exterior, criando mais empregos e fazendo tudo aquilo que todo mundo sabe que é necessário”, finaliza.

A operadora

A Santos Brasil, maior operadora de contêineres do país, conta atualmente com três termiais Tecon de Santos, em São Paulo, Tecon Imbituba, em Santa Catarina e Tecon Vila do Conde, no Pará. Possui ainda, um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos e unidades de logística portuária integrada em Santos, Guarujá, São Bernardo do Campo e Imbituba.

Em 2009, o Tecon Santos e a Santos Brasil Logística foram escolhidos como o melhor terminal portuário de contêineres e melhor terminal retroportuário de contêineres do país. A indicação foi dos usuários de serviços portuários de cargas em premiação conduzida pela revista Guia Marítimo.

Com o fim da dragagem, a expectativa da empresa é de que a produtividade no terminal atinja a média de 90 movimentações por hora (mph). Atualmente, a média é de 55 mph.


Matéria elaborada em: 28/09/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM