Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Maior número de turistas e desenvolvimento são esperados em Bertioga

Prefeito diz que a expectativa é de que a ampliação do Porto aqueça a economia

Por configurar uma região metropolitana, a Baixada Santista é uma área onde as ações isoladas, muitas vezes, encontram repercussão nas cidades que a compõem. Bertioga é um exemplo. Embora não tenha relação direta com a área portuária, o município também sente os reflexos do Plano de Dragagem de Aprofundamento do Porto de Santos e nutre expectativas com relação à maior movimentação de cargas no complexo estuarino.

Dando ênfase ao turismo e à construção civil, o prefeito de Bertioga, José Mauro Orlandini, acredita que a grande vocação da região ainda inclui a criação de indústrias não poluentes e a prestação de serviços. “Esperamos que Bertioga seja vista como uma cidade turística não só por suas praias e riqueza gastronômicas, mas principalmente, por suas belezas naturais”, diz. Para Orlandini, o crescimento do Porto vai atrair mais pessoas para a Baixada Santista e, consequentemente, aumentar o número de visitantes na cidade.

A fim de atender à nova demanda de mercado impulsionada pela obra de aprofundamento do Porto, Bertioga investe em cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas da indústria, do turismo e da gastronomia. Quanto ao cuidado com o meio ambiente, os trabalhos são direcionados à área de consultoria ambiental. O prefeito espera que essa mão-de-obra qualificada em formação seja absorvida “pela crescente demanda”.

Como é do senso comum, o aumento de cargas em trânsito no Porto deverá provocar o crescimento também do número de caminhões circulando nas rodovias do Estado. Pensando nisso, Orlandini diz já ter iniciado ações para desenvolver as estradas que cortam a cidade. “O destaque é para o nosso principal acesso ao planalto, a Rodovia Mogi Bertioga”, explica o prefeito.

Matéria elaborada em: 01/09/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM