Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Dragagem pode trazer transatlânticos maiores para Santos

Essa é a expectativa da diretoria do Concais

Além de propiciar o tráfego de navios de grande porte, a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos também pode trazer, para a cidade, transatlânticos maiores na temporada de cruzeiros marítimos. A expectativa é do diretor de operações do Concais, Flávio Brancato para quem a obra é muito bem-vinda.

Para o diretor, “o aprofundamento do canal pode, sim, abrir novas possibilidades de virem navios maiores para Santos. O governo federal fará uma obra importante no cais de Outerinhos, que certamente trará mais benefícios ao segmento de cruzeiros marítimos e, com a dragagem, as condições ficam perfeitas para a vinda desses transatlânticos”.

Brancato que considera “extremamente necessária esta obra e sua manutenção, pois estamos falando do maior Porto da América Latina”, informa também que o Concais está realizando a ampliação nas instalações do Terminal ainda para a temporada 2010/2011, que começou no dia 8 de outubro.

O Concais é uma empresa privada operadora e administradora do Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini. Inaugurado em novembro de 1998, é o maior e mais moderno da América Latina.

Apesar da possibilidade de atrair navios maiores para o Porto de Santos, com a obra de dragagem, Flávio Brancato não prevê a ampliação da duração da temporada, já que é programada “de acordo com a política comercial do armador”. Atualmente, a atividade de cruzeiros marítimos se limita ao período de cinco a seis meses contínuos. Mas, se o Concais conseguir atrair cada vez mais companhias de navegação e transatlânticos, como vem se empenhando, poderá contribuir com o aumento dos empregos na região, passando de temporários para fixos.


Texto produzido em: 9/9/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM