Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

Curso de Marinheiro de Convés forma 28

Entre os alunos, três mulheres também receberam a carteira do MAC

Os 28 alunos, entre eles três mulheres, aprovados na 10ª turma do Curso de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), realizado neste ano pela Capitania dos Portos de São Paulo, receberam o certificado e carteira profissional em solenidade realizada no dia 12 de novembro, no auditório do Instituto de Pesca de Santos. Desenvolvido pelo Programa de Apoio às Comunidades de Pesca, que acompanha a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, a atividade atendeu a solicitação da Associação Comunitária do Monte Cabrão.

Para o Capitão de Fragata, Valter Monteiro, chefe do Departamento de Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos, o curso não visava apenas a entrega da habilitação, mas transmitir conhecimentos para aplicação no dia a dia dos marinheiros. Ele sugeriu que todos valorizassem o que aprenderam e não parassem de estudar. “A Marinha tem outros cursos com maior duração, como o de habilitação para a condução de navios. As oportunidades de trabalho são grandes por causa do Pré-sal. Por isso, a demanda de cursos está aumentando.”

Entre os formandos, Leandro Alves de Abreu, de 20 anos recebeu um presente por ter sido aprovado com a maior nota (9) do curso. Trabalhando como operador de caixa de supermercado, o jovem, cujo pai é piloto de barco, tem ideia de seguir na carreira e dar prosseguimento aos estudos.

Filha de pescador, Aline Ferreira Chaves da Silva, de 18 anos, fez o curso com o objetivo de trabalhar na área. Após essa primeira etapa, quer fazer o de Moço de Convés que habilita para o trabalho em navegação de grande porte. Thaís Vicente da Silva, de 24 anos, também quer dar continuidade aos estudos. Mesmo trabalhando em um grande magazine, está atenta para as novas oportunidades que poderá alcançar com a carteira do MAC.

A outra aluna, Maria Tereza Rocha Massini, que é gerente de operações da Ecosorb – Tecnologia de Proteção Ambiental, participou do curso com mais quatro integrantes de sua equipe, para entender um pouco mais sobre o tema. A empresa em que trabalha atua na prevenção de danos ao meio ambiente no atendimento às ocorrências de emergência.

A solenidade de formatura contou, ainda, com as presenças da gerente de Controle Ambiental da CODESP, Márcia Jovito, do presidente da Federação e Colônia Z1/Santos, Tsuneo Okida; da diretora de Centro de Pescado Marinho do Instituto de Pesca, Ingrid Cabral Machado e da representante da Embraport, Miucha Andrade.

O curso teve os seguintes apoiadores: Capitania de Portos de São Paulo/Marinha do Brasil, 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Instituto de Pesca, CODESP, Embraport e Ecosorb.


Texto produzido em: 16/11/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM