Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Prefeitura de Guarujá espera aquecimento na economia

Maria Antonieta diz também se preocupar com o meio ambiente durante a dragagem

O Plano de Dragagem do Canal de Acesso ao Porto de Santos vai possibilitar a ampliação da movimentação de cargas no complexo. Com navios maiores em trânsito, a principal expectativa é o aquecimento da economia.
Guarujá, apesar de viver a perspectiva da maior movimentação de cargas no Porto e a consequente ampliação de circulação de capital na região, não está focada exclusivamente no desenvolvimento econômico. A preservação ambiental é importante, tanto que a prefeita Maria Antonieta de Brito afirma acompanhar em detalhes o andamento da obra de dragagem por meio do Programa de Monitoramento Ambiental, executado pela CODESP.
Por meio de informações fornecidas via satélite, a prefeita diz identificar a movimentação das dragas, “bem como os locais de dragagem e o quadrante de lançamento do material retirado”. Outros dados também são obtidos por meio do programa de fiscalização das águas estuarinas, conduzido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para esse trabalho, são utilizadas duas embarcações.
A ampliação do Porto vai aumentar a necessidade de investimentos na região. Pensando nisso, a administração de Guarujá aponta o projeto da Avenida Perimetral como forma de atender à crescente demanda. “Pretende-se conciliar o aumento do fluxo portuário, com uma separação do fluxo urbano”, conta Maria Antonieta. A prefeita acrescenta que o projeto será viabilizado com verba proveniente do PAC1 e do PAC2.

Matéria elaborada em: 14/09/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM