Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Dragagem dará mais agilidade à exportação de açúcar

A avaliação é da diretoria da Cosan/Rumo Logística

Com expectativas de que a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos possibilitará um melhor atendimento do embarque e desembarque de cargas, além da redução dos custos, empresas como a Rumo Logística (especializada em açúcar e outros granéis) preveem a agilização na exportação.

O diretor de Porto da operadora, Carlos Eduardo Bueno Magano, avalia que a iniciativa “dará ainda mais agilidade ao escoamento internacional de açúcar, em linha com a grande demanda mundial suprida de maneira importante pela produção brasileira”. Segundo ele, “após a conclusão da obra de dragagem, os terminais poderão receber embarcações ainda maiores, com capacidade de carregar mais toneladas de nossa commodity, permitindo o atendimento ágil aos pedidos mundiais”.

Para adequar a empresa à nova realidade do Porto de Santos, “a Rumo Logística tem feito importantes investimentos para fortalecer a estrutura para a exportação de açúcar, o que também será decisivo para uma mudança na realidade portuária”, explica Magano.

“Uma das ações mais importantes, continua, foi o investimento de R$ 1,2 bilhão na malha ferroviária da ALL, com aporte destinado a iniciativas como a compra de 729 vagões e 50 locomotivas especiais para o transporte de açúcar do interior de São Paulo até o Porto de Santos. Com esta iniciativa, serão retirados 10 mil caminhões das estradas por dia, o que diminuirá emissão de gás carbônico na atmosfera, além de diminuir a incidência de filas no porto para o desembarque de açúcar”.

A empresa também está estudando outro importante projeto que modificará a rotina de embarque de açúcar, especialmente nos dias chuvosos: “É a cobertura nos dois berços de atração de navios administrados pela companhia no Porto de Santos”, destaca Carlos Eduardo.

“O embarque de açúcar, quando paralisado em dias chuvosos, provoca transtornos e espera, já que, quando molhado, o produto perde qualidade. A viabilidade do projeto ainda depende de alguns quesitos como um estudo de solo, já que o Porto de Santos é aterrado, mas, se viável e pronta, a cobertura trará apenas benefícios para as operações”, enfatiza.

Além da preocupação com o desenvolvimento dos novos projetos, a direção da empresa também acompanha o Programa de Monitoramento Ambiental que vem sendo desenvolvido para o empreendimento. Carlos Eduardo afirma saber da “seriedade da CODESP em relação às melhores práticas ambientais, em especial neste empreendimento”.

“Temos acompanhado atentamente os cuidados tomadas pela instituição, além de oferecer todo o apoio necessário e podemos também assegurar que esta obra está sendo guiada pelos melhores preceitos ambientais possíveis”, completou.

A EMPRESA

A Rumo Logística é uma empresa do Grupo Cosan que oferece serviços integrados de transporte multimodal, de armazenamento e de embarque dos produtos. As instalações da empresa no Porto de Santos é oriunda da fusão dos terminais de açúcar da Cosan Portuária e do Teaçu, em 2008. Tem capacidade de embarque de 10 milhões de toneladas de açúcar e outros granéis sólidos e de armazenagem de 380 mil toneladas de açúcar a granel e 55 mil toneladas de açúcar ensacado. O terminal da Rumo é a maior instalação portuária especializada no embarque de açúcar no mundo.

Matéria elaborada em: 7/10/2010

Publicado por: DA REPORTAGEM