Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Contratada empresa que fará a derrocagem das rochas Teffé e Itapema

A meta é remover 33,36 mil m³ de pedras

A derrocagem das rochas Teffé e Itapema, localizadas no canal de navegação do Porto de Santos, será realizada simultaneamente à dragagem de aprofundamento do canal de navegação. Para a execução da obra, a Secretaria de Portos (SEP) escolheu a Ster Engenharia Ltda, que apresentou a proposta mais vantajosa na concorrência pública, no valor de R$ 25.592.142,96.

O derrocamento parcial das duas pedras faz parte da obra de aprofundamento do canal para 15 metros e seu alargamento para 220 metros. Será retirado um volume total de 33,36 mil metros cúbicos de pedras.

No empreendimento, a empresa utilizará a draga Yuan Dong 007 com dez sondas de perfuração hidráulica, que podem ser acionadas simultaneamente, garantindo uma maior velocidade ao trabalho. Utilizada nas obras de ampliação do Canal do Panamá, na América Central, é uma das mais modernas embarcações para derrocagem.

Para a execução da derrocagem, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) efetuou a caracterização geológica e geotécnica do canal de acesso, bacias de evolução e berços de atracação, elaborando novo traçado geométrico do canal. Desta forma, foi definida a metodologia de desmonte das pedras, estimativa de custos e prazos de execução, fornecendo assim informações para o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), apresentado em 2008 ao IBAMA. Todo o processo da obra de dragagem e derrocagem foi submetido aos órgãos ambientais e é acompanhado por Programas de Monitoramento com o objetivo de minimizar eventuais danos ao meio ambiente.

Volumes

Da Pedra de Itapema, localizada na direção do Armazém 12, próxima ao Forte do Itapema (na Margem Esquerda - Guarujá), a 10 metros de profundidade, será retirado o volume de 8.422 m³. Da Teffé, que fica diante do cais entre o Armazém 25 e os silos do 26 (Margem Direita - Santos), a 12,5 metros, serão removidos 24.940 m³.

Publicado por: DA REPORTAGEM