Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Ministro de Portos confirma final de dragagem para setembro

Leônidas Cristino fez primeira visita oficial ao Porto de Santos

Durante a visita ao Porto de Santos, no dia 2 de fevereiro, o novo Ministro de Portos José Leônidas Cristino, confirmou para o final do mês de setembro deste ano o encerramento da obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso. Segundo informou, já está prevista uma complementação do empreendimento, com recursos da ordem de R$ 193 milhões, na continuação da ampliação da dragagem para 16 metros de profundidade na parte interna e 17 metros no canal externo.

Leônidas Cristino escolheu Santos para sua primeira visita oficial a um porto brasileiro desde que assumiu o cargo, no dia em que se comemorou os 119 anos de criação do porto organizado da cidade e cumpriu ampla agenda na região. O ministro acompanhado do presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), José Roberto Correia Serra, dos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa e Guarujá, Maria Antonieta de Brito e do Secretário de Estado de Turismo, Márcio França, visitou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e PAC Copa no Porto de Santos. Recebem investimentos provenientes do Programa as avenidas perimetrais das margens direita e esquerda, o aprofundamento do canal de navegação para 15 metros e o alinhamento do cais do terminal de passageiros (Concais).

O ministro sobrevoou o Porto de Santos de helicóptero e conheceu a draga Xin Hai Hu que, junto com a Hang Jun, trabalha na dragagem de aprofundamento do canal. Sobre o acompanhamento da obra de dragagem e derrocagem, afirmou que sempre virá a Santos. “Vim aqui em um momento importante, nos 119 anos do Porto e, permanentemente estarei aqui para acompanhar as obras e fazer aquilo que seja possível, dentro das minhas responsabilidades, para ampliação da condição e cada vez mais melhorar o Porto de Santos.”

Com relação à derrocagem das rochas Teffé e Itapema, Leônidas Cristino destacou a importância da Secretaria de Portos (SEP) ter contratado uma das mais modernas embarcações para a obra, a Yuan Dong 007, que realizou o mesmo trabalho no canal do Panamá. Segundo o Ministro, essa draga permitirá que a derrocagem seja feita em três meses, enquanto que para uma embarcação convencional seriam necessários aproximadamente, 18 meses. “Se nós começarmos de acordo com a previsão deles (Ster Engenharia), ou seja, em julho, no mês de setembro a gente conclui tanto o final da dragagem, como as duas derrocagens.”

Otimismo

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que também acompanhou a visita do ministro à draga Xin Hai Hu, afirmou que a cidade de Santos e o governo municipal vêm seguindo a obra de dragagem com muita expectativa porque “um porto sem manutenção do seu canal, sem dragagem, não respira. Não acompanha o processo de modernização dos navios e do comércio internacional. Portanto, para o santista, esse momento da dragagem de aprofundamento e, depois, a dragagem de manutenção é uma questão de colocação e fortalecimento do Brasil, através do porto santista, no mercado internacional.”
Para Papa, a dragagem é um trabalho essencial para o futuro do porto santista e, por isso, está “otimista porque tudo o que foi feito até aqui, foi feito com muita responsabilidade, com ótima técnica e, ao mesmo tempo, com a eficiência e o ritmo necessários para que o porto santista possa continuar crescendo.”

Papa afirmou ainda que já tem conhecimento do processo para a derrocagem das rochas Teffé e Itapema. “Acompanho tudo através da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria de Assuntos Portuários e Assuntos Marítimos. É uma necessidade. Há muitos anos, eu diria há décadas, que esses dois obstáculos do canal do porto precisavam ser removidos e agora estão sendo feitos, com uma ótima técnica. E mais uma vez, com absoluto respeito às normas ambientais. Então, é mais uma passo que nós damos para transformar o porto natural santista, esse abrigo natural, em um espaço portuário seguro e moderno.”



Texto produzido em: 2/2/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM