Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Conscientização Ambiental trabalha com populações das áreas afetadas

A meta é facilitar a compreensão da dragagem e seus programas ambientais

Oito comunidades pesqueiras dos municípios de Santos e Guarujá estão sendo acompanhadas pela equipe do Programa de Conscientização Ambiental da População Afetada, da Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto. A finalidade é identificar potencialidades de desenvolvimento de cada localidade e contribuir para a compreensão da obra e de seus programas ambientais.
Para conhecer a história e a atual realidade de Santa Cruz dos Navegantes, Rio do Meio, Perequê, Sítio Cachoeira, Conceiçãozinha, Praia do Goes, Monte Cabrão e Ilha Diana, estão sendo realizadas pesquisas em campo, envolvendo moradores e lideranças. Fazendo uso de metodologias participativas, a interpretação dessas potencialidades existentes considera o olhar das próprias comunidades.
O Programa promove oficinas, nas quais os moradores têm a oportunidade de apresentar as principais necessidades de cada comunidade. Essa demonstração é feita por intermédio de conversas e maquetes montadas com material reciclado.
Paralelamente a esse acompanhamento, o Programa vem desenvolvendo ação pedagógica no aquário de Guarujá, Acqua Mundo. Durante a visitação alguns grupos recebem informações sobre a obra de dragagem por intermédio de recursos multimídia.

Publicado por: DA REPORTAGEM