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Batimetria comprova profundidade do canal de navegação

Medição é realizada por empresa certificada pela Marinha do Brasil

Entre as muitas atividades realizadas em uma obra como a Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos está o levantamento batimétrico. Por intermédio dele, é possível saber a profundidade do canal durante as atividades de dragagem e comprovar que as metas do empreendimento estão sendo alcançadas. Para o desenvolvimento da atividade, a Secretaria de Portos (SEP), responsável pela obra, contratou a Hidrotop, empresa certificada pela Marinha do Brasil para a realização destes serviços.

Todo o processo batimétrico ocorre antes e depois das dragas realizarem a retirada dos sedimentos em cada trecho do canal. O procedimento é feito por intermédio de equipamento denominado ecobatímetro que, através da emissão de sinais acústicos, identifica a profundidade local. Com os dados obtidos, são produzidos mapas nos quais cada profundidade é representada por cores diferentes, para facilitar a leitura dos técnicos.

De acordo com o gerente de Infraestrutura Aquaviária, Marcos Antonio Adami Vayego, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), o objetivo da batimetria neste empreendimento é verificar o correto desenvolvimento da dragagem, ou seja, se está ocorrendo no local devido e o volume de sedimentos que está sendo retirado do canal de navegação. “É como se fosse uma fotografia que mostra a profundidade.”

Vayego explica também que para evitar as interferências, o levantamento batimétrico deve seguir, rigorosamente, os procedimentos determinados pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), organização militar da Marinha do Brasil responsável pela navegação e projetos relacionados à área marítima e fluvial brasileira. Segundo ele, é ideal que a batimetria seja feita quando a maré sofre menos alterações e o mar encontra-se em calmaria.

Publicado por: DA REPORTAGEM