Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Perequê recebe segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado

A iniciativa faz parte de programa ambiental da dragagem de aprofundamento

O segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado destinado a pescadores artesanais será inaugurado na Sociedade Amigos do Perequê, no Guarujá, às 15 horas, do dia 27 de abril. A atividade faz parte do Programa de Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica – Manchas Órfãs – que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, desenvolvida pela Secretaria de Portos (SEP). No mês de março foi implantado o primeiro ponto coletor no Estaleiro Procyon, em Santa Cruz dos Navegantes.

A Superintendente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Alexandra Grotta, explica que a iniciativa tem como objetivo conscientizar e orientar os usuários de embarcações de pequeno e médio porte que navegam no estuário de Santos, sobre a correta destinação do óleo lubrificante usado, bem como as conseqüências ecológicas do seu descarte indiscriminado no mar. Além disso, promove ações necessárias para a implantação e sistematização de uma rede de armazenamento, coleta e destinação final deste óleo para rerrefino por empresas do ramo.

Para a coordenadora do Programa, Cristina Tuzzolo a instalação do ponto coletor em Perequê vai beneficiar os proprietários de, aproximadamente, 100 embarcações. Segundo ela, “há uma grande concentração de pescadores na região e por ser uma comunidade afastada das demais voltadas para o estuário, não compartilha com os outros pontos coletores, o do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS) que já existia (montado pelo Ibama/Santos), nem o Procyon, recentemente inaugurado.”

Outros dois pontos serão montados pelo Programa: na Cooperativa Nippo Brasileira de Pesca e na Associação dos Catraieiros de Vicente de Carvalho. Após a inauguração da estrutura, o Programa desenvolve ações para dar continuidade a implantação da rede coletora, com a divulgação, por intermédio de faixas, dos locais de coleta.

O Programa vai realizar oficinas com pescadores para a sensibilização e conscientização sobre as boas práticas no descarte do óleo. Para as crianças das escolas públicas das comunidades pesqueiras serão realizadas atividades lúdicas (tabuleiro humano, quebra cabeça e teatro), envolvendo questões pertinentes ao descarte correto do lubrificante usado.

Outra ação que será desenvolvida é a concretização de um plano de incentivo para a compra do lubrificante novo com valor mais acessível, quando o pescador descartar o óleo usado no ponto de coleta. Essa transação deverá ser intermediada pela liderança local designada em cada comunidade.

Logística

Regida pela Resolução Conama nº 362 de 2005, que trata do gerenciamento de óleo lubrificante usado, a logística reversa para reaproveitamento desse resíduo terá as seguintes etapas: segregação do óleo por parte do pescador, que o depositará em coletor de 200 litros. Completado o volume do coletor, a empresa Lubrasil será acionada por telefone para providenciar a coleta do material em caminhão adaptado para esse serviço, conforme os requisitos da ANP – Agencia Nacional de Petróleo. Esta empresa rerefinará este resíduo, de modo a permitir que sirva como matéria prima para a produção de novo óleo lubrificante. A verba arrecadada com a venda do óleo para a Lubrasil reverterá em benefícios para a comunidade pesqueira.

Serviço:
Data: 27/4/2011
Horário: 15h
Local: Sociedade Amigos do Perequê
Estrada Guarujá Bertioga, 80 - km 07 - Guarujá


Texto produzido em: 25/04/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM