PROGRAMAS::
Programa Manchas Órfãs apresenta atividades em reunião da APA Marinha
Consultora do Programa falou sobre a criação de pontos coletores
As atividades do Programa de Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica – Manchas Órfãs – foram apresentadas na 14º reunião da Câmara Temática de Educação e Comunicação do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro, realizada no dia 26 de abril, no auditório do Aquário de Santos. O projeto, que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos objetiva a implantação de pontos coletores de óleo lubrificante náutico usado nas comunidades pesqueiras do Guarujá.A consultora do Programa, Cristina Tuzzolo da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), informou sobre o desenvolvimento de oficinas com pescadores para a sensibilização e conscientização sobre as boas práticas no descarte do óleo. Além disso, falou sobre as atividades lúdicas (tabuleiro humano, quebra cabeça e teatro), que serão realizadas com as crianças das escolas públicas das comunidades pesqueiras.
Outra ação em andamento é o plano de incentivo para a compra do lubrificante novo com valor mais acessível, quando o pescador descartar o óleo usado no ponto de coleta. Esta transação deverá ser intermediada pela liderança local designada em cada comunidade.
Os participantes da reunião sugeriram a continuidade do trabalho e a ampliação para outras comunidades. Na próxima reunião da Câmara Temática de Educação e Comunicação, no dia 13 de junho, deverá ser realizada a apresentação do Programa de Conscientização Ambiental que também integra o empreendimento.
Texto produzido em: 27/04/2011