Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Ponto coletor foi inaugurado na comunidade de pesca do Perequê

Pescadores artesanais já podem reciclar o óleo lubrificante náutico usado

A Sociedade Amigos do Perequê, no Guarujá, agora abriga um ponto coletor de óleo lubrificante náutico. Esse é o segundo ponto implantado pelo Programa Manchas Órfãs – Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náutica, que integra a obra de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos. O evento, que aconteceu no dia 27 de abril, reuniu pescadores locais, representantes da CODESP, do Ibama e da Prefeitura do Guarujá.

Com alta concentração de embarcações, aproximadamente 100, a comunidade de pesca do Perequê, em uma pesquisa desenvolvida pelo programa, apontou a Sociedade Amigos do Perequê como a melhor localidade para abrigar o ponto coletor. A coordenadora do Programa, Cristina Tuzzolo, disse que “98% dos pescadores indicaram esse local. Além disso, esse espaço fica próximo da comunidade, tem caixa dos Correios, ou seja, uma maior concentração de pessoas.”

A solenidade de inauguração foi iniciada com a palavra do diretor de Controle Ambiental, da Prefeitura do Guarujá, Osmar Piasentin, que comentou sobre a localização do ponto, que é importante pelo número de barcos que possui. “Agora, os pescadores estão de frente para o ponto e estamos na expectativa que a recíproca em torno deles em contribuir para o descarte correto seja total, que todos eles façam a adesão de trazer o óleo usado para esse ponto”.

A gerente de Controle Ambiental da CODESP, Márcia Jovito, mostrou grande satisfação com a inauguração do segundo ponto coletor implantado pelo programa: “a realização desse trabalho foi feita em conjunto, estamos sempre buscando soluções conjuntas que contribuam para uma melhor qualidade do estuário e assim, para os pescadores.”

A chefe do Ibama na Baixada Santista, Ingrid Furlan, em seu discurso, explicou como os pescadores acabam sendo os culpados por várias atitudes, como sujar o mar entre outras coisas. “Muitas vezes, vocês não sabem o que fazer, parece simples, mas não existem várias opções para destinação correta do óleo. Agora, com o ponto coletor e com o cuidado de cada um de vocês, esse local poderá até gerar renda”, completou.

“O benefício será para todos”, acredita o secretário da Colônia de Pescadores do Perequê e Capataz, Fábio Luiz Laurendo. Ele explicou ainda que essa ação só contribui para que o óleo não vá para o mar e que isso não só contribui para o meio ambiente, mas também para os pescadores.

Após a solenidade, os pescadores e presentes participaram de uma oficina. A ideia foi explicar como irá funcionar o ponto coletor. Um representante da Sociedade Amigos do Perequê e o capataz da comunidade vão gerenciar se o tambor está cheio e irão comunicar a empresa Lubrasil, responsável pela retirada do óleo. Quando a empresa vier até o local ela paga pela quantidade de óleo que será retirado. O dinheiro será repassado para a Sociedade Amigos do Perequê, que administrará a verba junto com os pescadores, conforme a explicação de Cristina Tuzzolo.



Objetivos

O Programa Manchas Órfãs tem os objetivos de conscientizar e orientar os usuários de embarcações de pequeno e médio porte que navegam no estuário de Santos, sobre a correta destinação do óleo lubrificante usado. Além disso, informa as conseqüências ecológicas do seu descarte indiscriminado no mar e promove ações necessárias para a implantação e sistematização de uma rede de armazenamento, coleta e destinação final deste óleo para rerrefino por empresas do ramo.

O local escolhido para abrigar o ponto coletor de óleo lubrificante náutico foi a Sociedade Amigos do Perequê, na Praia do Perequê, em Guarujá. O ponto coletor funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Estrada Guarujá Bertioga, 80 – Km 07.



Texto produzido em: 29/04/2011












Publicado por: DA REPORTAGEM