Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Monitoramento auxilia avaliação do pescado

Coleta para análise dos organismos é realizada na área de disposição oceânica

O Programa de Monitoramento Ambiental da Área de Disposição Oceânica de Materiais Dragados na Região do Porto de Santos realizou a segunda campanha de coleta para análises químicas dos tecidos dos organismos na região de descarte dos sedimentos, nos dias 2 e 3 de fevereiro. Todo esse procedimento de avaliação de compostos químicos é feito semestralmente.

O biólogo Vitor Inotiyuhi, consultor da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA), explicou que “objetivo é fazer análises químicas com os tecidos retirados dos organismos (peixes)”.

As análises são realizadas na área de disposição dos sedimentos, que são formadas por 10 quadrículas. Nesta campanha foram selecionadas apenas seis locais. O biólogo coletou em três pontos em cada dia de trabalho. A coleta foi feita pelo método do arrasto duplo, ou seja, são jogadas duas redes simultaneamente durante 30 minutos em cada quadrícula.

“Após a retirada da rede de arrasto, os organismos são submetidos a um choque térmico em uma caixa de isopor, com água do ambiente e gelo de água potável, a uma temperatura que varia de 2 a 6º C. Todo procedimento é aplicado para não romper os vasos dos tecidos dos organismos”, explica o biólogo.

Posteriormente à coleta, os organismos são levados para o laboratório para a extração do tecido muscular. Desta forma, as análises auxiliarão na avaliação da qualidade do pescado na área de disposição oceânica para verificação de ocorrência de metais e compostos orgânicos em espécies de peixes e crustáceos.

Texto produzido em: 4/02/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM