Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROGRAMAS::

Programa de Conscientização Ambiental é apresentado em reunião da APA

O encontro aconteceu no dia 13 de junho

O trabalho desenvolvido pelo Programa de Conscientização Ambiental, que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, foi apresentado em reunião da Câmara Temática de Educação e Comunicação do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro, realizada no dia 13 de junho, no auditório do Aquário de Santos.

O consultor do Programa, Fernando Rebello Nastasi, informou que oito comunidades pesqueiras da região (Ilha Diana, Monte Cabrão, Praia do Goes, Santa Cruz dos Navegantes, Rio do Meio, Conceiçãozinha, Perequê e Sítio Cachoeira) foram visitadas para a elaboração de um diagnóstico socioambiental. Em cada uma delas foram feitas entrevistas com lideranças e moradores.

Após este levantamento, o Programa organizou oficinas onde os participantes tiveram a oportunidade de mostrar, por intermédio de maquete desenvolvida com material reciclado, as necessidades de cada comunidade.

Segundo Nastasi, todos os locais visitados têm carências e potenciais e o Programa está elaborando um documento, que será entregue à Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), por intermédio da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), onde serão destacadas essas informações.

Entre as carências citadas por Nastasi, destacam-se a falta de saneamento básico e opções de lazer e cultura em todas as comunidades. Por outro lado, o consultor destacou o potencial gastronômico com o desenvolvimento de culinária típica local, de pesca esportiva e de turismo ecológico que pode ser implementado em locais como Ilha Diana, Monte Cabrão e Praia do Goes.

Fernando Nastasi, além de mostrar aos participantes da reunião as imagens das peças da exposição sobre a dragagem, que será montada no Museu do Porto, informou também que o resultado do Programa vai ser apresentado em encontro (em data a ser definida) com a presença de autoridades e lideranças das comunidades.

Durante a reunião da APA também foi apresentado o plano de trabalho do Programa de Educação Ambiental de São Paulo (PEA-SP), que está sendo desenvolvido pela Petrobrás (Plataforma Merluza).



Texto produzido em: 13/06/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM