PROGRAMAS::
Programa de Conscientização Ambiental é apresentado em reunião da APA
O encontro aconteceu no dia 13 de junho
O trabalho desenvolvido pelo Programa de Conscientização Ambiental, que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, foi apresentado em reunião da Câmara Temática de Educação e Comunicação do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro, realizada no dia 13 de junho, no auditório do Aquário de Santos.O consultor do Programa, Fernando Rebello Nastasi, informou que oito comunidades pesqueiras da região (Ilha Diana, Monte Cabrão, Praia do Goes, Santa Cruz dos Navegantes, Rio do Meio, Conceiçãozinha, Perequê e Sítio Cachoeira) foram visitadas para a elaboração de um diagnóstico socioambiental. Em cada uma delas foram feitas entrevistas com lideranças e moradores.
Após este levantamento, o Programa organizou oficinas onde os participantes tiveram a oportunidade de mostrar, por intermédio de maquete desenvolvida com material reciclado, as necessidades de cada comunidade.
Segundo Nastasi, todos os locais visitados têm carências e potenciais e o Programa está elaborando um documento, que será entregue à Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), por intermédio da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), onde serão destacadas essas informações.
Entre as carências citadas por Nastasi, destacam-se a falta de saneamento básico e opções de lazer e cultura em todas as comunidades. Por outro lado, o consultor destacou o potencial gastronômico com o desenvolvimento de culinária típica local, de pesca esportiva e de turismo ecológico que pode ser implementado em locais como Ilha Diana, Monte Cabrão e Praia do Goes.
Fernando Nastasi, além de mostrar aos participantes da reunião as imagens das peças da exposição sobre a dragagem, que será montada no Museu do Porto, informou também que o resultado do Programa vai ser apresentado em encontro (em data a ser definida) com a presença de autoridades e lideranças das comunidades.
Durante a reunião da APA também foi apresentado o plano de trabalho do Programa de Educação Ambiental de São Paulo (PEA-SP), que está sendo desenvolvido pela Petrobrás (Plataforma Merluza).
Texto produzido em: 13/06/2011