Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMUNIDADES::

IV Semana do Pescador teve vasta programação

A festividade foi encerrada com missa

A programação da IV Semana do Pescador organizada pela Federação de Pescadores do Estado de São Paulo (FEPESP) aberta em solenidade no Museu de Pesca, no dia 29 de junho, foi encerrada no dia 3 de julho com missa solene na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, em Santos. Para homenagear São Pedro, as comunidades pesqueiras da região organizaram missas e procissões.

O evento oficial de abertura da Semana foi comandado pelo presidente da FEPESP, Tsuneo Okida, o diretor do Instituto de Pesca, Edson Kubo e a Diretora do Centro de Pescado Marinho, Ingrid Cabral Machado.

Durante a cerimônia, que reuniu autoridades, representantes das comunidades pesqueiras da região e das empresas apoiadoras, entre elas a Superintendente da Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Alexandra Grota da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), foi apresentado pela pesquisadora do Instituto de Pesca, Marildes Josefina Lemos Neto, o estudo sobre “O mercado do pescado da Região Metropolitana de São Paulo”.

O trabalho, realizado pela INFOPESCA, com o objetivo de descrever o complexo mercado de pescado da Região Metropolitana de São Paulo, indicou que os restaurantes – os de coletividade (cantinas), assim como os orientais e os tradicionais generalistas - são os grandes promotores por 58,5% do consumo de pescado na Cidade. O estudo considera essa indicação valiosa para a venda do produto para a capital paulista.

Após essa apresentação, a jornalista Sheila Ana Calgaro fez um breve relato sobre seu livro “Vidas separadas pelo mar” e o documentário “Ciclo das horas”, onde conta a história de vida e o cotidiano de pescadores e familiares de Santa Catarina.

Ainda durante a solenidade, foram homenageados a presidente da Colônia dos Pescadores Z 4 de São Vicente, Maria Aparecida Nobre (Nenê), o presidente da Colônia Z 3 do Guarujá, Edson dos Santos Cláudio, e o presidente da Federação de Pescadores do Estado de São Paulo, Tsuneo Okida. Além de homenagem póstuma à Antonia Bitencourt de Souza (D. Dina), uma das mais antigas moradoras da Ilha Diana, falecida recentemente.

No encerramento da solenidade os participantes visitaram as exposições de artesanato caiçara do Grupo Caruarte, da comunidade de Caruara e de fotos e desenhos da jornalista Christina Amorim que também lançou o livro “Café com Peixe” sobre culinária de pescadores artesanais paulistas e fluminenses.

Toda a programação da IV Semana do Pescador, organizada pela Federação de Pescadores do Estado de São Paulo, contou com a participação da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Instituto de Pesca, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Governo do Estado de São Paulo. Como apoiadores, estão a Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), Embraport, Triunfo Santa Rita, Deicmar Ambiental e Usiminas.

Texto produzido em: 04/07/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM