Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Ibama de Santos acompanha dragagem do Trecho 4 do canal de navegação

A área dragada recebe um tratamento diferenciado

Para verificar se todas as condicionantes ambientais estabelecidas pelo Ibama para a dragagem de aprofundamento do Trecho 4 do canal de navegação do Porto de Santos estão sendo seguidas adequadamente, o analista ambiental do Ibama/Santos, Fábio Zucherato, esteve a bordo da draga Hang Jun na manhã do dia 13 de julho. A área, que vai do Armazém 6 até a Alemoa, recebe um gerenciamento diferenciado e foi dividida em quatro sub-trechos denominados A, B, C e D, onde os B e D apresentam restrições quanto ao uso do overflow (drenagem da água excedente na cisterna) e ao descarte, que deve ser efetuado em área de uso restrito sob um monitoramento ambiental intensivo.

Durante a permanência na embarcação, o técnico acompanhou os procedimentos da dragagem, do descarte dos sedimentos retirados do sub-trecho C e da manobra da embarcação. Todo o processo foi explicado pelo representante do Consórcio Draga Brasil que executa a obra, Daljosmar Rodrigues. Zucherato também foi informado sobre o desempenho dos programas ambientais que acompanham o empreendimento pelos oceanógrafos Mauricio Bernardo Gaspar Filho, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), e Giuliana Felamingo, da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa).

A finalização da obra de dragagem ainda não tem data definida, mas existe a expectativa que isso ocorra em agosto ou setembro.

Texto produzido em: 13/07/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM