Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

TREINAMENTO::

Fundespa realiza curso de capacitação para a tripulação da Yuan Dong 007

A embarcação atuará na derrocagem das rochas Teffé e Itapema

A tripulação chinesa da embarcação Yuan Dong 007, que atuará na derrocagem (desmonte) das pedras Teffé e Itapema, participou do curso de Capacitação Continuada ministrado por integrantes da equipe técnica da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), com tradução simultânea para o mandarim. A atividade, realizada no dia 19 de agosto, teve por objetivo informar sobre o código de conduta dos trabalhadores, os cuidados ambientais com a obra de dragagem de aprofundamento e derrocagem, além do trabalho desempenhado pela equipe de arqueologia envolvida no empreendimento.

A apresentação, que durou 30 minutos, atraiu a atenção dos 60 tripulantes. A maioria estava munida com cadernos e canetas para anotações. Mas, não houve essa necessidade, sendo que todos receberam pastas com a reprodução da palestra. Além da tripulação chinesa, estarão atuando também na obra 17 brasileiros.

A embarcação Yuan Dong 007, construída especificamente para a execução de derrocagem, possui 100,86m de comprimento, 17,6m de largura e 10 torres de perfuração. Além disso, é equipada com um propulsor lateral de proa, seis guinchos de âncora, duas colunas de apoio de trabalho e outras duas auxiliares. Essa tecnologia permite que todo o processo de desmonte das pedras (perfuração da rocha, introdução do explosivo e detonação) seja realizado de forma precisa pela tripulação do navio.

A obra de derrocagem que será iniciada pela pedra de Teffé, seguida pela de Itapema, deve ser realizada em aproximadamente dois meses.


Texto produzido em: 22/08/2011


Publicado por: DA REPORTAGEM