DERROCAGEM::
Pedra de Teffé continua sendo derrocada na quarta-feira
A detonação acontece no período da tarde
A próxima detonação para o derrocamento parcial da pedra de Teffé está prevista para acontecer nesta quarta-feira, dia 5 de outubro, entre 15h30 e 18h30. Antes dessa data, a equipe da Ster Engenharia fará o reposicionamento da cortina de bolhas ao redor da rocha, aproveitando a maré favorável.A cortina de bolha é uma das medidas utilizadas na obra para a proteção do ecossistema marinho existente na região da pedra. O acionamento é feito logo após o disparo de uma carga suspensa de pequena intensidade para afugentar a fauna e tem a finalidade de reduzir a pressão subaquática provocada pela detonação.
O monitoramento ambiental da obra também inclui o trabalho na embarcação de um biólogo que verifica a presença na área de trabalho da embarcação de espécies de mamíferos aquáticos, como botos e golfinhos, e tartarugas. Outra atividade está relacionada ao acompanhamento da intensidade das detonações para evitar danos às edificações próximas à pedra. Cinco sismógrafos estão posicionados em pontos estratégicos para esse controle.
A derrocagem parcial da pedra de Teffé não está afetando tráfego marítimo. A área de trabalho da perfuratriz Yuan Dong 007 só fica fechada durante o período (janela) definido pela Capitania dos Portos e a Praticagem, quando ocorre a preparação e detonação da rocha. Nos outros horários, a navegação acontece normalmente. O desmonte em Teffé também não afeta a travessia de balsas da Ponta da Praia para o Guarujá, nem a de catraia e balsa da Dersa de Santos para Vicente de Carvalho.
Texto produzido em: 3/9/2011