DERROCAGEM::
Ster adia quarta detonação da pedra de Teffé
Os trabalhos de perfuração da rocha continuam
A quarta detonação da pedra de Teffé que deveria acontecer na tarde de quarta-feira (5 de outubro) foi adiada pela Ster Engenharia, devido à necessidade do reposicionamento da cortina de bolhas ao redor da pedra. O funcionamento do sistema é uma das medidas adotadas para a proteção da fauna existente na área. A expectativa é de realizar a detonação nesta sexta-feira (7 de outubro), entre 15h30 e 18h30.Os técnicos da empresa estão trabalhando na perfuração e o carregamento dos furos. O desmonte parcial da Teffé e da pedra de Itapema faz parte da obra de dragagem de aprofundamento e alargamento do canal de acesso ao Porto de Santos.
A pedra de Teffé está localizada na margem direita do cais santista entre os armazéns 25 (Concais – Terminal de Passageiros “Giusfredo Santini”) e 26 e, a de Itapema, na margem esquerda em frente ao Forte de mesmo nome, no Guarujá. Com a derrocagem parcial, a área onde estão as duas rochas atingirá 16 metros de profundidade, além de permitir o alargamento dos atuais 150 metros para 220 metros. O restante do canal manterá os 15 metros de profundidade. A obra da Secretaria de Portos (SEP) é realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Todas as atividades desenvolvidas na derrocagem têm o acompanhamento do Consórcio CHL, contratado pela Secretaria de Portos (SEP) para fiscalização do empreendimento (dragagem de aprofundamento e derrocagem), Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA).
Texto produzido em: 6/10/2011