Portal do Governo Brasileiro

PROGRAMAS AMBIENTAIS DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DRAGAGEM::

Draga Xin Hai Feng inicia dragagem de manutenção

Tripulação participou de curso de capacitação

A dragagem de manutenção na barra do canal de navegação do Porto de Santos é iniciada nesta sexta-feira (23 de setembro) pela embarcação chinesa Xin Hai Feng. A previsão é de que seja retirado, aproximadamente, 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos. A manutenção da dragagem é necessária por conta do assoreamento (acúmulo sedimentar) que ocorre naturalmente. No dia 21 de setembro, a tripulação do navio participou do curso ministrado por técnicos da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), como parte do Programa de Capacitação Continuada dos Trabalhadores da Obra de dragagem de aprofundamento.

No curso, além de informações sobre a região e a movimentação do cais santista, os tripulantes conheceram os códigos de conduta dos trabalhadores, conforme a legislação brasileira, que inclui entre outros itens, equipamentos de segurança, normas de saúde e higiene ocupacional e extração e comercialização de espécies nativas.

A dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Santos para 15 metros foi iniciada no dia 21 de fevereiro de 2010. Já foram finalizados os trechos 1 (Barra até Entreposto de Pesca), 2 (Entreposto de Pesca até o Concais) e 3 (Concais até o Armazém 6). No trecho 4 (Armazém 6 até a Alemoa), ainda falta o aprofundamento de um sub-trecho.

A embarcação Xin Hai Feng, com capacidade para transportar cerca de 17 mil metros cúbicos em sua cisterna (local onde são depositados os sedimentos), foi mobilizada do Rio de Janeiro para a execução da manutenção do canal em Santos. A tripulação é formada por 38 chineses e 11 brasileiros. As duas outras dragas que trabalharam na obra – Hang Jun 5011 e Xin Hai Hu – já não estão mais no Porto de Santos.

Texto produzido em: 23/09/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM