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DERROCAGEM::

Canal de navegação será fechado na área de trabalho da derrocagem

A interrupção será de três horas diárias

Para a segurança dos trabalhos da derrocagem parcial das rochas de Teffé e Itapema, será necessário o fechamento do trecho do canal no qual a perfuratriz Yuan Dong 007 estará atuando. O canal só será interrompido durante as janelas de detonação, por um período de três horas. Apenas neste momento é que o tráfego de embarcações não será permitido. Essa área restrita abrange um raio de 200m e é sinalizada com o auxílio de bóias.

A perfuratriz trabalha na preparação do material de detonação e perfuração das pedras de forma contínua (24 horas/sete dias). Porém, as janelas de detonação têm horários pré-estabelecidos e foram definidos pela Capitania dos Portos, em conjunto com a Praticagem de Santos. A interrupção sempre ocorre no período diurno e na maré baixa, visando provocar o menor impacto para a movimentação do Porto.

A obra de derrocagem deve durar, aproximadamente, dois meses. Primeiramente, será feito o desmonte parcial da pedra de Teffé. Depois da pedra de Itapema. No site www.dragagemdoportodesantos.com.br será publicado diariamente o horário da interrupção do canal. No mês de setembro, são os seguintes:

22 de setembro (quinta-feira) - 15h30 às 18h30
23 de setembro (sexta-feira) - 15h30 às 18h30
24 de setembro (sábado) - 8h30 às 11h30
25 de setembro (domingo) - 8h30 às 11h30
26 de setembro (segunda-feira) - 8h30 às 11h30
27 de setembro (terça-feira) - 8h30 às 11h30
28 de setembro (quarta-feira) - 8h30 às 11h30
29 de setembro (quinta-feira) - 8h30 às 11h30
30 de setembro (sexta-feira) - 9h30 às 12h30

Sinal sonoro

Para informar quem estiver nas imediações das pedras, cinco minutos antes de cada detonação serão tocados seis sinais sonoros longos de 10 segundos cada. Um minuto antes mais um sinal de 10 segundos seguido por no máximo 10 sinais de três segundos cada. Após a detonação e a inspeção da área, um novo sinal longo acima de 10 segundos, será acionado para a liberação do canal de navegação.

As atividades desenvolvidas durante a derrocagem das duas rochas terão o acompanhamento do Consórcio CHL contratado pela Secretaria de Portos (SEP) para fiscalização do empreendimento (dragagem de aprofundamento e derrocagem), Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), por intermédio da Superintendência da Saúde, Segurança e Meio Ambiente e da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA).

A derrocagem parcial das pedras é uma obra da Secretaria de Portos (SEP), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e integra o projeto de aprofundamento do canal de navegação para 15 metros e seu alargamento para 220 metros, também com aporte do Governo Federal. O empreendimento possibilitará o acesso de navios com maior calado e, consequentemente, a expansão da capacidade de movimentação do cais santista.

Texto produzido em: 23/09/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM