DERROCAGEM::
Jornalistas passam por treinamento para visitar o navio Yuan Dong 007
A embarcação está atuando na derrocagem da pedra de Teffé
Profissionais dos principais meios de comunicação da Baixada Santista participaram, na manhã quinta-feira (29), no CT da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), do treinamento de segurança para poderem visitar o navio Yuan Dong 007. A embarcação chinesa, mas com bandeira panamenha, está realizando a derrocagem parcial da pedra de Teffé, localizada na margem direito do canal de navegação do Porto de Santos, entre os Armazéns 25 e 26. Posteriormente, o mesmo será feito com a pedra de Itapema, do lado esquerdo do cais santista.O técnico de segurança, Alexandre Coelho, contratado pela Ster Engenharia, empresa que realiza a obra, apresentou as regras de segurança de acesso e circulação a bordo. Também orientou sobre a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório para acesso à embarcação composto por capacete, colete e calçado de segurança.
Coelho ressaltou, ainda, que as visitas com duração de, aproximadamente, 40 minutos cada, serão feitas por no máximo quatro pessoas, que devem seguir as instruções de segurança e as orientações do responsável pelo acompanhamento do grupo. Outro detalhe é que fotógrafos e cinegrafistas só poderão fazer as imagens no 4º andar da embarcação. Nas áreas de trabalho, o acesso não será permitido por questões de segurança.
O agendamento para as visitas dos profissionais de imprensa será realizado pela Assessoria de Comunicação da Codesp, após a liberação das datas pela Ster Engenharia. Todas acontecerão fora do período de três horas (janela) quando acontecem os preparativos e a detonação da rocha.
Texto produzido em: 29/09/2011