Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DERROCAGEM::

Última detonação para derrocagem de Teffé deve ocorrer nesta quarta-feira

Os trabalhos foram realizados dentro do prazo previsto

A derrocagem parcial da pedra de Teffé deve ser encerrada nesta quarta-feira (26 de outubro), cumprindo assim a previsão dos técnicos da Ster Engenharia, empresa responsável pela obra, do trabalho ser realizado em quatro semanas. A última detonação está programada para acontecer entre 8h30 e 11h30, período em que a área ficará interditada para qualquer tipo de embarcação.

Iniciada oficialmente no dia 28 de setembro, a derrocagem da pedra integra o projeto da Secretaria de Portos (SEP) de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos para 15 metros e seu alargamento para 220 metros. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o valor CR$ 25.592.142,96.

Com a finalização dessa etapa, a Ster Engenharia realiza os procedimentos para a retirada dos equipamentos de segurança – bóias de sinalização e cortina de bolhas – instalados na pedra de Teffé. Em seguida, a empresa inicia a instalação dos mesmos equipamentos na área onde está localizada a pedra de Itapema, no lado esquerdo do canal. Após os testes de detonação para a verificação do comportamento da rocha começará oficialmente a derrocagem parcial da pedra. A previsão é de que os trabalhos sejam realizados em duas semanas. Os horários das janelas – período em que a navegação é interditada – serão divulgados posteriormente.

Texto produzido em: 25/10/2011

Publicado por: DA REPORTAGEM