DERROCAGEM::
Pedra de Teffé foi detonada pela quarta vez
O derrocamento é realizado com total segurança
A Ster Engenharia realizou às 11h07 desta terça-feira (11 de outubro), a quarta detonação para a derrocagem parcial da pedra de Teffé. Foram feitos 46 furos em cinco linhas e utilizado 304,5 quilos de carga explosiva. A programação da empresa é prosseguir a perfuração da rocha para uma nova detonação nesta quarta-feira (12 de outubro), entre 8h30 e 11h30.O desmonte dessa pedra, que está localizada próxima ao Terminal de Passageiros do Porto de Santos (Concais), segue todas as normas de segurança para a proteção da fauna existente na área. Para isso, foram adotadas ações que incluem a atuação de equipe dentro da perfuratriz Yuan Dong 007 para o avistamento de espécies de mamíferos e tartarugas na área de trabalho, acionamento de carga para afugentar a fauna e a cortina de bolhas para a redução da pressão subaquática provocada pela explosão.
A detonação só ocorre depois que todos os orifícios perfurados receberem um iniciador e conectores de superfície. Antes do disparo, a embarcação se desloca a uma distância de pelo menos 75 metros da área de explosão.
Para informar quem estiver nas imediações das pedras, cinco minutos antes de cada detonação, serão tocados seis sinais sonoros longos de 10 segundos cada. Um minuto antes mais um sinal de 10 segundos seguido por no máximo 10 sinais de três segundos cada. Após a detonação e a inspeção da área, um novo sinal longo – acima de 10 segundos – será acionado para a liberação do canal de navegação.
Texto produzido em: 11/10/2011