Portal do Governo Brasileiro

DRAGAGEM DO PORTO DE SANTOS
ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DERROCAGEM::

Prossegue desmonte da pedra de Teffé

Yuan Dong 007 opera na perfuração da rocha

A derrocagem parcial da rocha de Teffé teve continuidade na manhã desta quinta-feira (13 de outubro). Desta vez, a detonação aconteceu às 10h08 em quatro linhas com um total de 29 furos. Foram utilizados 534 quilos de explosivos. A próxima detonação deve acontecer nesta sexta-feira (14 de outubro), entre 8h30 e 11h30.

A obra do desmonte das pedras de Teffé e Itapema – a próxima a ser derrocada parcialmente – integra o projeto da Secretaria de Portos (SEP) de aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Santos para 15 metros e seu alargamento para 220 metros. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o valor CR$ 25.592.142,96.

Após o término do desmonte parcial da Teffé, a empresa Ster Engenharia iniciará os trabalhos na pedra de Itapema com os mesmos cuidados ambientais, que incluem a detonação de carga suspensa de pequena intensidade para afugentar a fauna e a cortina de bolhas. Além disso, haverá também o acompanhamento de um biólogo que, dentro da embarcação, verificará a presença de espécies de mamíferos aquáticos (botos e golfinhos) e tartarugas na área de trabalho da perfuratriz.

Texto produzido em: 13/10/201

Publicado por: DA REPORTAGEM